Palestras

Engenharia de Células e Tecidos

2007 marca o arranque de atividades no âmbito da Engenharia de Tecidos na FCT/UNL. Um dos objetivos da iniciativa de investir nesta desafiante e promissora área foi contribuir para o suporte científico do Mestrado Integrado em Eng. Biomédica. Durante a palestra serão apresentados resultados do percurso que nos levou do nada de então até à infraestrutura atual, onde se realiza trabalho colaborativo publicado em revistas internacionais de referência.

Nesta palestra serão discutidas as principais abordagens da Engenharia de Tecidos e os meios tecnológicos atualmente explorados para promoverem a regeneração tecidual e a recuperação funcional. Será dado um maior ênfase a estruturas que mimetizam a MEC, capazes de suportarem a viabilidade das células estaminais e de direcionar o destino celular, para o seu uso como veículos de transmissão celular ou como plataformas 3D para a diferenciação controlada de células estaminais pluripotentes/multipotentes, a formação de organóides e a modelação de doenças.

Investigadora no CENIMAT; Professora auxiliar do Departamento de Física da FCT NOVA.

Investigadora auxiliar no Instituto de Engenharia Biomédica (INEB).

Microengenharia
Sobre a palestra, recentemente o grafeno destacou-se como um nanomaterial chave para impulsionar o desempenho de novas tecnologias. A popularidade deste nanomaterial na engenharia biomédica deve-se às suas excelentes propriedades que superam as características dos biomateriais comumente usados e, consequentemente, abrem uma ampla gama de aplicações. O potencial do grafeno e seus derivados no campo biomédico em expansão é destacado com foco em estratégias inovadoras de diagnóstico, monitorização e terapêutica. Alguns dos principais desafios relacionados com a síntese e segurança dos materiais à base de grafeno são brevemente discutidos.

Investigadora principal no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA); Professora Associada Convidada na Universidade de Aveiro.

Bioinformática
A bioinformática é uma área multidisciplinar que desenvolve métodos computacionais e algoritmos para o processamento de dados biológicos e utiliza modelação matemática e estatística para definir hipóteses testáveis sobre processos biológicos. Nesta palestra, poderás ouvir falar das aplicações da Bioinformática na Engenharia Biomédica bem como algumas metodologias computacionais desta área.

Membro da NOVA LINCS e Professor assistente do Departamento de Física da FCT NOVA.

Telemedicina

A Telemedicina implica a execução de cuidados médicos utilizando comunicações audiovisuais e de dados, estando incluídos o diagnóstico, a consulta e o tratamento, bem como a formação e a transferência de dados médicos. Nesta palestra, a relação entre a Telemedicina e a Engenharia será abordada assim como o estado da Telemedicina em Portugal.

Investigador e Docente de Saúde Pública Internacional, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL) e presidente da Associação de Cooperação e Desenvolvimento Garcia de Orta.