Aveiro
Bem-vindos a Aveiro, cidade dos canais, onde a água e a terra se entrelaçam num cenário único.
Entre passeios de moliceiro pela Ria, fachadas Arte Nova que contam histórias, e bairros tradicionais como a Beira-Mar, a cidade respira cultura, tradição e inovação. Terra de sal e de ovos moles.
Aveiro é também um polo de ciência e criatividade, marcado pela presença da Universidade e por uma arquitetura moderna que dialoga com o passado. Uma cidade que inspira, surpreende e convida a explorar.
Curiosidades
Descobre a cidade que te vai acolher!
Ria de Aveiro
Como o símbolo mais emblemático da cidade de Aveiro, a ria compõe grande parte da identidade cultural desta. Dos moliceiros que a atravessam, ao sal e pesca, bem como desportos náuticos, a ria é o sangue que dá vida à cidade e que lhe ganhou nomes como “Veneza de Portugal” ou “Cidade dos Canais”.
Trata-se do maior acidente lagunar da Península Ibérica, sendo uma paragem imperdível para qualquer visitante.
Ponte dos Laços da Amizade
Situada no Cais do Cojo, ligando o centro comercial Forum Aveiro ao largo do Mercado Manuel Firmino, estas pontes ganharam um objetivo adicional quando em 2004 dois estudantes da Universidade de Aveiro penduraram a primeira fita nas guardas da ponte.
Desde aí, muitos seguiram o seu exemplo, deixando a sua marca como símbolo de amor ou amizade.
Salinas de Aveiro
Julga-se que a exploração de sal em Aveiro tenha começado na Idade Média. No seu auge, a cidade chegou a contar com cerca de 270 salinas ativas, produzindo mais de 60.000 toneladas de sal por ano.
Atualmente, a produção salineira já não tem a mesma relevância comercial de outrora, restando apenas 9 salinas em funcionamento. Contudo, as práticas artesanais, a biodiversidade e as tradições locais são preservadas no Ecomuseu da Marinha da Troncalhada.
Museu de Aveiro
Fundado em 1458, este antigo convento dominicano feminino onde viveu e está sepultada Santa Joana Princesa, a padroeira da cidade, reflete a vivência da comunidade das freiras ao longo de cerca de quatro séculos, com diferentes estilos arquitetónicos.
A exposição permanente consta de um espólio significativo de obras de pintura, escultura, talha, azulejo ou ourivesaria
Cais da Fonte Nova
Rodeado por amplos jardins, o Lago da Fonte Nova é um dos espaços mais convidativos de Aveiro, ideal para passeios pedonais ou de moliceiro ou simplesmente apreciar a paisagem. Em frente ergue-se a antiga Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos, um imponente edifício de tijolo vermelho que hoje simboliza a reconversão cultural da cidade. O espaço é ainda enriquecido com esculturas inspiradas nos famosos ovos moles.
Universidade de Aveiro
Fundada em 1973, é uma universidade moderna, bem conceituada a nível nacional e internacional, estando na vanguarda da investigação portuguesa.
O seu campus dispõe de edíficios projetados por arquitetos portugueses de renome, incluindo a biblioteca, desenhada por Álvaro Siza Vieira.
Praça do Peixe
A Praça do Peixe, que foi construído na primeira década do século XX.
Localizada na confluência de várias ruas e ruelas, este espaço originalmente era destinado como um local de desembarque e de venda sal.
Atualmente, pode-se observar que é uma das principais atrações da cidade, com noites bastante movimentadas, tendo vários bares ao redor.
Capital Portuguesa da Cultura
Em 2024, Aveiro foi designada Capital Portuguesa da Cultura, sedimentando a cidade como uma referência cultural tanto ao nível nacional, como internacional.
Durante esse ano, a cidade acolheu mais de 700 iniciativas culturais, tão diversas como concertos, peças de teatro, sessões de cinema, exposições e conferências.
Para além da Ria








