Visitas

Descrição

O Laboratório de Movimento Humano está associado às áreas de Biomecânica do Movimento Humano, análise tridimensional do movimento e análise avançada de dados, servindo para desenvolver projetos de análise das forças reativas do apoio, da dinâmica músculo-esquelética e cinemática . O Motion Capture é o processo de gravação do movimento de pessoas ou objetos, ou seja, uma forma de guardar movimentos humanos e mais tarde mapear para modelos digitais com recurso a um software 3D. Tipicamente, nos laboratórios de análise biomecânica do movimento para o cálculo da cinemática é necessário adquirir a trajetória 3D de marcadores colocados no corpo do individuo geralmente sobre a pele do mesmo. Algumas das principais tecnologias usadas na aquisição do movimento dos marcadores são os sistemas óticos, tais como os usados pelo sistema da Vicon (Vicon Motion Systems, USA), sendo atualmente, a tecnologia ótica a mais comum na análise do movimento.

Resumo da Visita

Nesta visita, serão apresentados e utilizados os vários sistemas do laboratório de movimento humano. Este laboratório encontra-se na vanguarda dos sistemas de motion capture da Europa, contando ainda com um sistema de electromiografia ProEMG de 32 canais wireless da Myon, duas plataformas de forças do fabricante AMTI e ainda um tapete de pressão 3D, de 1 metro, da empresa belga RsScan. Com todos estes componentes e recorrendo aos softwares Nexus e Polygon da Vicon, este sistema permite a captura de corpo inteiro em tempo real, análise tridimensional do movimento e análise avançada de dados.

Descrição

Os objectivos do iBiMED (Instituto de Biomedicina) são fazer avançar o conhecimento sobre temas relacionados com o envelhecimento e as doenças relacionadas com o envelhecimento, onde a especialização existente, a tecnologia, as instalações de investigação e o nosso contexto de investigação permitem fazer progressos. Estão empenhados em proporcionar formação avançada de alta qualidade aos jovens investigadores e melhorar a qualidade da saúde através da investigação. Para alcançar resultados, têm fortes ligações com hospitais locais, investigadores nacionais e internacionais e estão a aplicar os seus conhecimentos e experiência em biologia celular, bioquímica, genética, imunologia, biologia molecular, biologia estrutural, biomedicina de sistemas, bioinformática, biologia computacional, redes biológicas e estatísticas a processos de envelhecimento, cancro, doenças neurodegenerativas, fertilidade humana, doenças metabólicas, auto-imunes, vasculares e respiratórias.

Resumo da Visita

Inicialmente será feita uma sessão de apresentação da investigação realizada no ibimed e de seguida será feita uma visita aos laboratórios e unidades de investigação: medicina do genoma, microscopia, cultura de células e investigação clínica, modelos e experimentação: Drosophila.

Descrição

O IT-Aveiro é constituído por quatro laboratórios.

O laboratório de Circuitos e Sistemas Integrados é dedicado à investigação sobre conceção de circuitos integrados e desenvolvimento de sistemas eletrónicos. As atividades realizadas neste laboratório estão divididas em três linhas principais: desenho de circuitos integrados, desenvolvimento de sistemas eletrónicos, sistemas eletrónicos para aplicações de Radioastronomia.

O laboratório Networking é dedicado à investigação experimental em rede e multimédia. As atividades realizadas no laboratório abrangem aspetos de simulação de redes, desenvolvimento de middleware e avaliação experimental.

O laboratório de Comunicações ótica é constituído por três laboratórios. O laboratório 1 é dedicado à simulação e optimização por computador. O laboratório 2 é dedicado a testes e medições ópticas. O laboratório 3 é um laboratório totalmente novo para o fabrico e teste de componentes ópticos.

O Laboratório de Radiofrequência da IT Aveiro está dividido em três secções diferentes. Uma é dedicada ao desenvolvimento de I&D industrial, com capacidade de medição de RF e desenho de protótipos. Uma segunda parte importante do laboratório é dedicada exclusivamente à medição de RF/Microondas e caracterização de ondas milimétricas. A terceira parte do laboratório é dedicada à TV Digital e às Comunicações de Vídeo sem fios.

Resumo da Visita

Na visita ao IT-Aveiro os participantes vão poder visitar todos os laboratórios que o constituem e ser-lhes-á fornecida informação sobre os trabalhos em curso.

Compass Research Group

Neste grupo, utilizam-se biomateriais e células para o desenvolvimento de novos conceitos transdisciplinares que possam ser depois utilizados para medicina regenerativa e personalizada. Em particular, pretende-se aplicar micro/nano-tecnologias biomiméticas a materiais poliméricos de modo a desenvolver dispositivos biomédicos avançados, com novas propriedades funcionais e estruturais.

Resumo da Visita: Nesta visita, o grupo pretende mostrar como trabalha no laboratório, quais os requisitos necessários para fabricar um biomaterial que possa ser implantado clinicamente e também quais os equipamentos que usam para os desenvolver e caracterizar (impressora 3D, electrospray, etc.). Pretendem também mostrar exemplos de produtos finais de trabalhos que estão a ser atualmente desenvolvidos pelos alunos. Poderão intervir, fazer perguntas e até mesmo mexer nos materiais.

Path Research Group

Neste laboratório, inserido no grupo Path do Laboratório Associado CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, decorrem principalmente 3 linhas de investigação, sendo elas: o desenvolvimento de plataformas mais sustentáveis de produção e purificação de biofármacos; o desenvolvimento de fármacos com propriedades melhoradas recorrendo a líquidos iónicos; e a recuperação de produtos com atividade terapêutica e de valor acrescentado a partir de biomassa e seus resíduos recorrendo a processos mais sustentáveis.

Resumo da visita: Nesta visita, serão apresentadas as técnicas que o grupo utiliza para a extração e purificação de produtos de valor acrescentado a partir de biomassa, produção e purificação de biofármacos, tais como asparaginase e interferão, e as técnicas utilizadas para a sua caracterização. Haverá o testemunho de vários alunos de doutoramento que descreverão não só o seu percurso académico como o seu trabalho de investigação.

Descrição

No geral, o trabalho do Gabinete de Engenharia Clínica do Centro Hospitalar Baixo Vouga abrange todos os equipamentos de utilização em atos médicos, de diagnóstico ou terapêutica, entre outros, cujo funcionamento depende dos sistemas elétricos, digitais ou analógicos. Uma das responsabilidades principais é a gestão e manutenção do parque de equipamentos médicos através de manutenções corretivas, preventivas e calibrações. Mas este gabinete atua também realizando: a avaliação das necessidades do serviço, nomeadamente aquisição e desativação de equipamentos; gestão de planos de manutenção, assistência técnica, reparação interna e acompanhamento de entidades externas; acessoria ao Conselho de Administração e Gestores de área nos planos anuais de investimento; acessoria em projetos de obra e plano de necessidades de aquisição de equipamento para a mesma; formação; análise do mercado e definição de características técnicas para os equipamentos a adquirir considerando as necessidades do centro hospitalar.

Resumo da Visita

Esta visita irá começar por uma apresentação do Gabinete de Engenharia Clínica (GEC) e das suas funções e responsabilidades; também irão ser apresentadas as dificuldades na sua criação; as vantagens da existência do GEC numa unidade hospitalar; e quais as Funções de um Eng.º Biomédico numa unidade hospitalar. No fim desta apresentação, uma recém-formada Engenheira Biomédica irá fazer um relato da experiência em estágio na empresa HWMed em funções no CHBV. Depois disto, haverá uma visita aos Serviços de Imagiologia e Cuidados Intensivos do Hospital. Nos serviços de imagiologia, irão ser mostrados os vários equipamentos e tipo de exames efetuados no CHBV (TC, RX convencional, RX Telecomandada, RX portátil, RM, Ecografia). Já nos cuidados intensivos, será possível ver os diversos equipamentos mínimos e fundamentais para funcionamento de um leito de cuidados intensivos.
Requisito: Ainda é necessário utilizar máscara nos recintos hospitalares, por isso, não te esqueças da tua!