Visitas

Hospital da Luz Centro de Simulação

O Hospital da Luz Learning Health posiciona-se como um potenciador de inovação que procura transformar indivíduos em equipas, integrar o talento com a tecnologia e promover uma atitude positiva em relação à mudança. Os seus pilares de atuação dedicam-se à formação, investigação e inovação na área da saúde e estão assentes num Centro de Simulação. No decorrer da sua estratégia de atuação o Hospital da Luz Learning Health tem estabelecido diversas parcerias procurando atingir melhores resultados e acrescentar valor à sua atividade. O contacto com universidades tem sido uma mais valia porque permite desenvolver novas ideias, investigar novos conceitos e criar novos produtos que surgem do contacto entres os profissionais que já se encontram no mercado de trabalho e os estudantes universitários. O curso de Engenharia Biomédica tem sido um dos nossos grandes alicerces nesta missão, visto ser um curso com uma vasta área de atuação, estudantes capazes de analisar os problemas de uma forma crítica e encontrar soluções válidas para a resolução dos problemas.

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Coimbra)

O LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, tem pólos em Lisboa, Coimbra e Braga e é o parceiro português do CERN e de outros laboratórios internacionais. Tem como missão a investigação no campo da física experimental de partículas e de tecnologias relacionadas. Investiga a natureza da matéria escura, dos neutrinos e dos raios cósmicos de energia extrema. Para isso desenvolve tecnologias avançados que têm aplicações noutros domínios como a medicina, por exemplo em imagiologia e na monitorização de tratamentos radiológicos.

Fraunhofer AICOS

A Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pela Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização de pesquisa aplicada da Europa. O Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (AICOS) é o primeiro centro de investigação operado pela Fraunhofer Portugal. Com uma equipa de mais de 80 investigadores contratados, a AICOS consolidou competências em design centrado no homem, inteligência artificial e sistemas ciberfísicos. Além disso, também se concentram na inovação nas áreas de cognitive connected solutions, digital farming, accountable artificial intelligence, decentralised health technology e living and ageing with data.

 

Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE)

O Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos - CEMMPRE tem como objetivo desenvolver investigação interdisciplinares nas áreas de Engenharia Mecânica e de Materiais e outras áreas afins.

As principias áreas de científicas de atuação: Fabricação Inteligente; projeto e teste; engenharia de superfície e interface; nanomateriais e nanotecnologia; bioengenharia e sistemas de sensores avançados.

Na área da Eng. Biomédica de destacar a investigação e desenvolvimento de polímeros para aplicações biomédicas; biomecânica para melhoria de desempenho, prevenção / redução e tratamento de lesões / doenças; dispositivos médicos e tratamentos ou superfícies antimicrobianas e antivíricas.

INESC TEC

A INESC TEC é uma organização privada sem fins lucrativos com ênfase na área de desenvolvimento tecnológico, consultoria avançada  e treino bem como a incubação de novas empresas baseadas em tecnologia.

Localizada no Porto, Portugal, acolhe 720 investigadores integrados (329 doutorados). O INESC TEC tem já vários exemplos de investigação, desenvolvimento e transferências de tecnologias da saúde, em áreas clinicamente relevantes como o cancro, neurociências ou sistemas de prevenção / rastreio de doenças, sendo especialista em cinco competências essenciais: inteligência artificial, instrumentação biomédica, sistemas de informação em saúde, gestão da saúde e robótica médica. 

Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC)

O Centro de Neurociências e Biologia Celular, ou CNC, é um instituto científico que visa fomentar a pesquisa biomédica e o ensino de pós-graduação multidisciplinar. As três áreas principais do centro são neurociências e doenças, - com o objetivo de desvendar as causas dos distúrbios neurodegenerativos e neuropsiquiátricos - metabolismo, envelhecimento e doenças - estudo de doenças metabólicas e crónicas, com ênfase nas que são ambientais ou relacionadas ao envelhecimento - e biotecnologia - onde se concentram em traduzir suas pesquisas no desenvolvimento de ferramentas e abordagens inovadoras para prevenção e tratamento. Para tal, estabelecem-se parcerias e interações únicas com a indústria farmacêutica e a atividade clínica, podendo vincular os seus resultados de pesquisa básica à biotecnologia e à pesquisa aplicada.

Instituto de Telecomunicações (IT)

O Instituto de Telecomunicações (IT) é uma organização privada sem fins lucrativos, que resulta da parceria entre seis universidades, um politécnico e duas empresas associadas à investigação e desenvolvimento na área das Telecomunicações. Com laboratórios de ponta e equipas altamente qualificadas e multidisciplinares, o IT tem sido um agente activo na interface entre a Engenharia e as Ciências da Saúde, promovendo uma investigação aplicada nos mais diversos ramos: imagiologia, processamento de sinais, inteligência artificial, biometria e reabilitação são apenas alguns exemplos. O IT promove ainda a transferência de conhecimento e tecnologia para a indústria nacional e internacional, tendo um vasto repertório de projectos altamente inovadores, que em muitos casos resultaram em novos produtos e serviços destinados à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

O IT tem pólos em Lisboa, Coimbra e Aveiro e delegações em Leiria, na Covilhã e no Porto. Contam com mais de 300 investigadores doutorados e acolhem por ano cerca de 200 estudantes de mestrado e 30 estudantes de doutoramento.

CIBIT