Bioética na Engenharia

Ana Nunes
Ana Nunes licenciou-se e posteriormente tornou-se mestre em Engenharia Biomédica na Universidade de Coimbra em 2011. Logo após a sua graduação, começou a investigar, focando-se na área da radiação médica, especificamente em dosimetria de radiação interna de exames de PET.
A sua investigação académica é centrada nos ramos da Ciências da engenharia e tecnologia e Ciências da Saúde e da Medicina, com ênfase na imagem Biomédica, Visão Computacional e Neurociências. Ao longo da sua carreira de investigação académica, trabalhou em equipas multidisciplinares e foi autora de várias contribuições científicas.
Ana Nunes é agora uma estudante de doutoramento em Engenharia Biomédica no
Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT). O seu projeto de investigação é focado no uso de análises de textura e técnicas de machine learning para o estudo de biomarcadores da retina baseados em imagem para doenças neurodegenerativas.
Será a moderadora do debate conduzindo-o de forma a que os interesses dos estudantes de engenharia biomédica sejam abordados.

Margarida Silvestre
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Especialista em Ginecologia-Obstetrícia pela Ordem dos Médicos. Subespecialista em Medicina da Reprodução.
Professora Auxiliar Convidada da FMUC; Regente de cinco Unidades Curriculares de Ética (uma no Mestrado Integrado em Medicina da FMUC, uma na Licenciatura em Farmácia Biomédica da FFUC, ema no Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos e duas em cursos de especialização da FMUC (Curso de Gestão e Direção em Saúde e Curso de Ética em Saúde). Coordenadora do Curso de Especialização de Ética em Saúde da FMUC. Docente convidada da unidade curricular de Ginecologia da
FMUC, onde leciona os temas “Infertilidade” e “Procriação Medicamente Assistida”. Colaboradora na atividade docente de outros cursos: doutoramentos, mestrados e pós-graduações , na FMUC, noutras Faculdades da UC e noutras Universidades.
Assistente Hospitalar Graduada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde se integra o quadro médico do Serviço de Medicina da Reprodução, área em que trabalha desde 1998.
É atualmente:
- Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução
- Vice-Presidente da Comissão de Ética da FMUC
- Vice-Presidente da Comissão de Ética do CHUC
- Coordenadora do Gabinete de Ética e Deontologia da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
e Membro de:
- Ethics and Law Steering Committee (Senior Deputy) of the European Society of Human Reproduction and Embriology
- Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica da Ordem dos Médicos
- Direção do Colégio da Subespecialidade de Medicina da Reprodução da Ordem dos Médicos • Conselho Científico do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa • Direção da República do Direito – Associação Jurídica de Coimbra
Doutorada em bioética na medicina poderá aliar o seu conhecimento às questões levantadas pela moderadora perante as áreas relevantes à engenharia biomédica.

Hermínio Sousa
Hermínio C. de Sousa é licenciado em Engenharia Química e doutorado em Química pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Associado do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e membro sénior da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Química e Biológica, Região centro).
Desenvolve atividades docentes e de investigação em várias áreas da Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Química e Tecnologia Farmacêutica. Tem leccionado as disciplinas de Biomateriais, Engenharia de Tecidos, Nanotecnologias, Nanobiomateriais e Desenvolvimento de Novos Fármacos e Processos Farmacêuticos em vários cursos de Mestrado da FCTUC, nomeadamente no Mestrado Integrado em Engenharia Química, no Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, e no Mestrado em Engenharia de Materiais. Durante vários anos foi o representante do Departamento de Engenharia Química nas comissões de coordenação do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e no Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica da FCTUC.
Doutorado em Química, dará a perspetiva de prática de várias vertentes da investigação biomédica devido ao seu estreito entendimento do tema.

João Ramalho-Santos
Biólogo, doutorado em Biologia Celular pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 1997, onde é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Desenvolve investigação no CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no grupo de Biologia da Reprodução e Células Estaminais. Publicou mais de 140 artigos científicos originais em revistas ISI (h-index de 39) incluindo “Nature” e “Nature Medicine”, tendo orientado mais de 20 doutoramentos. Coordena o Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina no Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC). Tem formação adicional em Bioética e em Medicina Narrativa, e foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É autor de vários trabalhos de divulgação científica, em diversos formatos, e de ficções de temática científica publicadas na revista “Nature” e no site LabLit.com. Escreve sobre banda desenhada no “JL- Jornal de Letras, Artes & Ideias”, e é coautor de várias obras, bem como de curtas BDs de divulgação científica em parceria com o jornal “PÚBLICO”.
Sendo antigo membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e pela sua vasta experiência como professor e investigador na área terá um papel crucial no debate do XVI ENEEB, pois importa ouvir a sua opinião como entendido da matéria a tratar no mesmo.